quarta-feira, 2 de julho de 2014

O SUJEITO NO DISCURSO: UMA ANÁLISE SOBRE O DISCURSO DA PASSASSÃO.

O SUJEITO NO DISCURSO: UMA ANÁLISE SOBRE O DISCURSO DA PASSASSÃO.

Rochelle Kílvia N. Mendes.

Tese apresentada ao Programa de Pós-graduação
em Estudos Linguísticos do curso de Letras
da Faculdade Internacional dos
Estudantes Lascados (FIEL), como Requisito
parcial à obtenção de título de Doutora
em Linguística.

RESUMO

Esta tese trabalha o sujeito inserido no discurso da Passassão* com base nos pressupostos teóricos de Michel Pêcheux e Lacan. O ponto de partida inicial é mostrar como o sujeito tem a capacidade de se passar (e deixar os outros passados) em todos os discursos através da reformulação interdiscursiva. Busca-se avaliar a presença das várias faces, com base nisso o próximo passo seria calcular a quantidade de óleo de peroba utilizada pelos sujeitos nessa interação material e histórica. A tese também trabalha a questão do inconsciente que atravessa as formações discursivas, de modo que o sujeito por estar inserido no campo do teatro, já incorpora inconscientemente discursos advindos de sua profissão. Busca-se apontar o que o sujeito é capaz de fazer para aparecer na sociedade se apropriando do discurso do outro. Dessa forma, é apresentada nesta tese a divisão do sujeito e seus dizeres perpassados pelo processo de interpelação e assujeitamento.

RÉSUMÉ

Ce travail de thèse, le sujet dans le discours de Passassão * basées sur des hypothèses théoriques Pêcheux et Lacan. Le point de départ initial est de montrer comment l'objet a la capacité de se déplacer (et laisser les autres passé) dans tous les discours à travers la reformulation interdiscursives. Nous avons évalué la présence de visages différents, en fonction de ce que l'étape suivante serait de calculer la quantité d'huile utilisée par les sujets de cette interaction matérielle peroba et historique. La thèse travaille également la question de l'inconscient à travers des formations discursives, de sorte que le sujet doit être inséré dans le domaine du théâtre, intègre inconsciemment discours découlant de leur profession. Vise à souligner que le sujet est capable de faire apparaître dans la société de s'approprier le discours de l'autre. Ainsi, il est présenté dans cette thèse la division du sujet et de ses paroles ancré dans le processus de questionnement et de sujétion

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